- Área: 770 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Pascal Leopold
Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção de um edifício simbólico, o projeto encontra-se em sua forma e propósito para cumprir estes requisitos: o visitante deve compreender de imediato a natureza do edifício. Os elementos climáticos emblemáticos servem ao projeto e não ao contrário, dão forma ao projeto, assim como os componentes tradicionais (parede, teto, etc.). Três requisitos, três alturas, uma entrada principal: é a aplicação pragmática do foco bioclimático combinado ao programa que orienta o desenho do projeto.
O entorno imediato, os dados e os indicadores do programa (por exemplo, painéis fotovoltaicos) conformam o volume em sua forma final.
O projeto evita dois obstáculos: o foco tecnológico e a aproximação ativista.
O projeto utiliza indução de ar natural para ventilação, pré-aquecido por uma bioclimática e um parede de grande inércia térmica. O uso de sistemas automáticos ou motorizados é limitado. A proteção contra o sol é passiva. A estrutura e o revestimento são de madeira sem tratamento. O isolamento das paredes são de cânhamo e madeira. O teto dá as boas vindas aos painéis solares fotovoltaicos e à vegetação.
O projeto cria usuários responsáveis, informa os visitantes por meio de sinalização adequada e educativa. O edifício é convertido num meio de comunicação, o visitante é guiado para compreender sua constituição e o usuário é convidado a participar.